Meditação nas constelações familiares

Usando Meditação nas Constelações Familiares

A Meditação nas constelações familiares é um ótimo caminho para a resolução de conflitos, é um método terapêutico que se baseia em elementos da terapia familiar sistêmica. Vale ressaltar que a constelação Familiar também é conhecido como Constelações Sistêmicas e Constelações Familiares Sistêmicas.

As constelações familiares são totalmente diferentes das formas tradicionais de psicoterapias cognitivas. Os problemas e conflitos que se tem podem ser causados por traumas sofridos nas gerações anteriores da família.

A Meditação nas constelações familiares auxilia no desfazimento dos emaranhados sistêmicos. Quando os traumas não resolvidos atingem uma família através de um evento como assassinato, suicídio, morte, guerra, desastre natural, emigração ou abuso.

Conceito de meditação:

Meditar independe de religião ou da tradição espiritual que se siga, serve para todo mundo, é uma capacidade da mente humana. Ou seja, meditação é a concentração da mente, é deixar todas as preocupações de lado e viver somente no presente.

Meditação é a capacidade de se conectar com o campo da pura energia, inteligência e consciência. O propósito é um elemento comum, sendo a elevação da qualidade de vida para todos que o praticam, inclusive pra a família no geral.

Existem vários tipos de meditação, elas podem ser vistas de maneiras diferentes de acordo com filosofias de vida e perspectivas. A Meditação nas constelações familiares é uma variação de meditação, com os princípios básicos de acalmar, reflexão, relaxamento e contemplação.

Com a Meditação nas constelações familiares desenvolve-se a prática de concentrar a mente em um único foco: a família. Com isso, é possível o desenvolvimento de qualidade e elevação mental, como energia, amor, compreensão empatia, e bondade.

Conceito de Constelações Familiares:

Meditação nas constelações familiares

É um método fenomenológico de Bert Hellinger, este que foi padre e missionário na África por mais de 20 anos. Constelação familiar é um método que pode ser chamado de filosofia e também de terapia, onde é realizado no ciclo familiar.

Nitidamente a constelação familiar é benéfica, e pode ser chamada também de um serviço à vida. Com esta pratica é possível revelar a o tamanho exato por trás das emoções, decisões, atitudes e, do destino dos membros pertencentes a determinada família.

Foi incluído então, a meditação nas constelações familiares para a resolução dos problemas ali existentes. Com a meditação, é possível se concentrar no que realmente importa, buscando o amor e o respeito perdidos, resolvendo problemas e assim, unindo a família novamente.

Meditação Guiada:

Meditação guiada é um processo pelo qual os participantes meditam em resposta à orientação fornecida por um praticante treinado. Pode ser conduzida pessoalmente ou através de um texto, gravação de som, vídeo ou mídia, incluindo música ou instrução, ou uma combinação de ambos.

Trata-se de uma prática meditativa orientada, na qual o praticamente pode contar com uma ajuda extra para direcionar sua atenção. Basta que todos sentem, fechar os olhos, observem a respiração, se concentrem em um único pensamento.

Com a meditação nas constelações familiares, contudo, o pensamento, acostumado a ser múltiplo. Relembrando acontecimentos e projetando atitudes para o passado, para que com isso possa encontrar a raiz das dificuldades familiares e assim resolve-los.

Portanto, o indicado ao grupo é que todos se sentem de uma maneira confortável, deixando a coluna esticada. É importante que todos fechem os olhos, sintam o corpo e a sua respiração, focando no ar passando pelas narinas ao inalar e ao exalar.

Quando algum pensamento vier à mente, observe e deixe ir embora, sem seguir na divagação. Na meditação nas constelações familiares, o indicado é começar com 10 minutos diariamente, e ir aumentando o tempo conforme a necessidade, até resolver todos os conflitos.

Leia também:


O que é Constelação Familiar – conheça o criador da constelação sistêmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.