Como funciona uma constelação familiar?

Constelação Familiar

A Constelação Familiar é um método de terapia familiar ou terapêutica sistêmica, no qual representantes são posicionadas (instaladas) na campo familiar substitutos para os membros da família e os relacionamentos são atraídos um para o outro. Dessa forma, a rede de relacionamentos dentro de uma família pode ser visualizada. As Constelações Familiares também podem ser configuradas em um Quadro Familiar, exceto quando em grupo, com a ajuda de figuras e símbolos. 

O termo constelações familiares, constelações sistêmicas ou constelações sistêmicas familiares pode se referir a diferentes conceitos e abordagens. A mais conhecida é o método de Bert Hellinger, em que um facilitador de constelação determina em grande parte as soluções. Existem também combinações e variantes dessas configurações.

A constelação familiar pode ser feita das seguintes formas: Em grupo e de forma individual tanto na forma presencial quanto à distância, ou seja, constelação familiar online!

Vamos ver como funcionam cada uma delas.

 

 

Constelação Familiar em Grupo

Constelação Familiar em Grupo

Em uma constelação familiar em grupo, os membros são organizados primeiro de acordo com a representação interna do cliente. Em outras palavras, um cliente posiciona os membros individuais de sua família enquanto ele está experimentando os relacionamentos entre os membros individuais e sua própria pessoa. Ele também nomeia um substituto para si mesmo e o posiciona. Sua realidade percebida interior é, assim, tornada visível externamente. As pessoas que representam os cargos de membros individuais da família não recebem informações detalhadas sobre quem eles representam. Eles simpatizam com sua posição e, dessa perspectiva, descrevem o que percebem momentaneamente. Isso já pode levar a situações surpreendentes quando, por exemplo, a “tia” faz declarações que realmente correspondem à tia real. O cliente inicialmente observa os eventos de fora. Mais tarde, no final da constelação, ele pode assumir seu próprio papel no sistema familiar.

Nossa atitude em relação à vida e nossa visão do mundo são em grande parte moldadas por nossa família. Aqui aprendemos as primeiras regras e normas. Algumas dessas regras e crenças estão em vigor há gerações e podem influenciar nossos sentimentos e ações. Não temos consciência disso. Uma Constelação Familiar fornece uma nova imagem da própria família e de nossos sentimentos em relação aos outros membros.

 Os representantes de cada membro da família passam para a posição de outra pessoa, mas não se envolvem em dramatizações. Na perspectiva que lhes é atribuída, eles podem perceber livremente o que realmente está acontecendo dentro de si e expressar isso. Isso pode ser, por exemplo, declarações sobre quem está no caminho de outras pessoas, sendo percebido como muito próximo ou não pertencente. Frequentemente, os participantes na posição designada a eles percebem coisas que na realidade não podem saber, por exemplo, que alguém está faltando ou que o relacionamento entre pai e filha é perturbado de alguma forma. A constelação pode, assim, ajudar a esclarecer padrões dentro da família e as implicações que esses padrões têm em suas próprias vidas ou na vida de seus filhos. A visão de fora sobre experiências dolorosas, tópicos tabus ou crenças dentro da família pode ajudar a recuperar o equilíbrio ou dar novos passos no desenvolvimento.

 

Constelação Familiar Individual

IMG_7183
Constelação Familiar Individual com Bonecos

A constelação Familiar Individual tem tanto efeito quanto a constelação em grupo, o que as diferenciam é que na constelação individual será apenas você e o seu cliente, e bonecos ou âncoras são utilizados para fazer a representação dos integrantes da família ou questão do cliente.

Usurla Franke em seu livro Quando Fecho os Olhos Vejo Você relata que quando um cliente pergunta se deve ir para um atendimento individual ou em grupo, ela sugere imaginar que faria um ou o outro. Na maioria das vezes, resulta uma resposta bem clara que corresponde ao que ele está disposto internamente e é adequado para ele (p. 29).

Na prática, a decisão entre o trabalho individual e o de grupo se baseia na maioria das vezes, em circunstâncias externas ou necessidades A sessão individual é um bom caminho nos casos em que clientes têm muito medo de se expor  um grupo ou se não existirem grupos disponíveis por razões de tempo ou espaço. 

A constelação familiar individual pode se feita de varias técnicas. A mais conhecida é a utilizada pela alemã Sieglinde Schneider,  que trabalha co bonecos de playmobil, como se pode ver na imagem acima, uma mesa, que chamamos de campo, sendo que sobre a mesa existe um espaço suficiente para vários sistemas, portanto, a família de origem e a atual, que podem ser colocadas uma em relação a outra.

 O cliente ou o constelador escolhe os bonecos que achar adequado para aquele tema a ser constelado e os posiciona sobre a mesa. O constelador olha juntamento com o cliente para a constelação, faz uma leitura da imagem e fala sobre as dinâmicas observadas. Aqui o cliente também pode ser sentimentos e emoções que podem ajudar o constelador durante a sessão.

Conheça também a Constelação Familiar Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *