O que é a Constelação Familiar e como ela funciona?

Uma família, pai, mãe e dois filhos com os braços para cima, num campo ao por do sol.

"Aquele que não conhece a própria história tende a repeti-la" - Bert Hellinger

A constelação familiar é uma terapia de modo breve desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que ajuda a pessoa a trabalhar questões, bloqueios, problemas e dificuldades na sua vida, como saúde, financeiro, relacionamento afetivo, profissão, perdas, dependências, traumas, conflitos com pai e mãe, irmãos, etc. E durante a terapia se faz uma recolocação ou reconstrução da família do paciente a fim de identificar em que momento da geração dessa família ficou bloqueado o fluxo do amor, trazendo à luz a causa do sofrimento ou problema/questão.

 O trabalho das constelações segundo Bert Hellinger é uma forma de terapia breve, orientada pelas soluções, traz a luz de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o cliente de forma disfuncional ao seu sistema de referência, que o limitam em suas possibilidades de ação e desenvolvimento pessoal impedindo-o de estruturar a sua vida de forma positiva. (Úrsula Franke)

As constelações familiares nos permitem quebrar esses padrões para que possamos viver vidas mais saudáveis, mais felizes e mais realizadas. Em um momento de insight, um novo fluxo de vida pode ser iniciado. Os resultados podem mudar a vida. Todo mundo vive, privada e profissionalmente, SEMPRE em relacionamentos. A família é a base de todo ser humano. Quem quer encontrar seu lugar certo e sua tarefa na vida deve integrar os princípios básicos da vida, como descobertos por Bert Hellinger e chamados de Ordens do Amor. As Ordens do Amor são leis universais da vida, independentes da cor da pele, cultura e religião e a base para o sucesso da vida em todos os níveis.

A constelação familiar leva você a perceber que nunca é tarde para uma vida feliz. Existe apenas um lugar certo na família para cada pessoa. Depois de tomar esse lugar, surge uma nova perspectiva que o torna capaz de agir.

Em suma, as constelações nos permitem quebrar padrões familiares destrutivos. Eles nos dão uma compreensão mais profunda de por que sentimos o que sentimos. Primeiro, adquirimos uma sensação de como ainda somos afetados pelos trágicos eventos que permanecem sem solução em nossas famílias. Em segundo lugar, literalmente entramos em uma nova imagem de nos sentirmos inteiros. Após uma constelação, estamos em um lugar mais forte e mais claro.

Grande parte do nosso sofrimento vem de uma profunda lealdade a nossos pais e famílias. De uma maneira inocente, imaginamos que de alguma forma podemos aliviar a infelicidade da família compartilhando-a. Mas esse pensamento fantasiado só leva a mais infelicidade. Às vezes, rejeitamos ou nos distanciamos de nossos pais na tentativa de nos sentirmos livres. No entanto, isso apenas causa mais sofrimento. O caminho para a verdadeira paz é fazer as pazes com nossos pais, mesmo que eles estejam mortos. O trabalho da constelação familiar torna isso possível. O que não foi resolvido com nossos pais não desaparece automaticamente. Serve como um modelo que forja nossos relacionamentos posteriores.

Quais são os eventos importantes em minha família?

No trabalho das constelações, examinamos os trágicos eventos que afetam a nós e nossos filhos. Olhando para gerações que nos antecedem, perguntamos: Quem morreu cedo? Quem foi embora? Quem foi abandonado, isolado ou excluído da família? Quem foi adotado ou quem deu um filho para adoção? Quem morreu no parto? Quem teve um natimorto ou um aborto? Quem foi assassinado ou matou alguém? Quem cometeu suicídio? Quem sofreu na guerra? Quem lucrou com a perda de outra pessoa? Quem foi acusado injustamente? Quem foi preso ou institucionalizado? Quem teve uma deficiência física, emocional ou mental? Quem teve um relacionamento significativo antes de se casar e o que aconteceu? Quem experimentou uma separação precoce de uma mãe? E assim por diante. Mais importante, vemos como os eventos trágicos impactaram profundamente nossas famílias. Vemos como nossos pais e avós lutaram. Perguntamos: Estamos lutando da mesma forma? A impressão desses eventos pode se tornar o modelo para as gerações futuras.

A constelação familiar por ser realizada de forma presencial: em grupo e individual e agora também à distância, de forma online, através de uma plataforma em 3D, chamada Constele Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *